sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Duas novidades interessantes



Conforme mencionei no meu último post, adicionei uma lista de links ao blog para ajudar no desenvolvimento linguístico das crianças. Recentemente incluí dois links novos na lista, que merecem ser mencionados num post.


O primeiro eu descobri totalmente por acaso. Leitores blogueiros saberão que recebemos informação quando um site direciona um usuário para o nosso através de um link. Ontem notei que um site com um nome interessantíssimo havia direcionado usuários para o meu: Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes. Fui lá ver do que se tratava e fiquei encantada – e super feliz pelo site ter um link para Filhos bilíngues. Não conheço o autor, mas lendo o blog descobri que o Pedro é um futuro pai cheio de imaginação que resolveu escrever o blog para o filho que está por vir. Pedro conta que quando era criança era muito chato. Perguntava tudo, o porquê, o como, tudo, e sua mãe, apesar de ter alguma paciência de explicar algumas coisas, por razões que conhecemos bem, muitas vezes respondia simplesmente “porque sim”. Pedro, no entanto, quer dar uma explicação para tudo o que seu filho perguntar. E mais: quer dar uma resposta fantástica, que estimule a criatividade da criança, que crie um universo mágico à sua volta. E no blog ele usa a imaginação para montar uma “mitologia infantil” rica o suficiente para que seu filho tenha uma infância fantástica. Os textos vão provavelmente prender a atenção até das crianças mais relutantes em ouvir estórias em português. Vale a pena conferir. Eu e minha filha adoramos.


O outro link adicionado à lista eu descobri depois de receber uma dica da Lucia Johns, Coordenadora Geral da ABCD - Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Criança Bilíngue, de Sidney, na Austrália. O Linguee é um dicionário bilíngue, que funciona de uma forma super interessante. Um programa de computador "web crawler" procura automaticamente sites bilíngues na internet. Assim que reconhecidos, deles são extraídas expressões e palavras. Um algoritmo de aprendizagem automática avalia então a qualidade dos textos e seleciona os exemplos de frases de melhor qualidade para serem incluídos no site. Linguee é uma ferramenta de busca de traduções para a língua escolhida: você procura uma palavra ou expressão e encontra pares de frases que contêm o que você busca em combinação exata ou parcial na língua para a qual programou a busca. Linguee não é uma ferramenta de tradução, portanto, não é possível traduzir automaticamente textos inteiros, mas como possui centenas de vezes mais material traduzido do que qualquer outro dicionário online e porque a maioria do material é constituída de frases completas traduzidas por seres humanos, buscas não precisam se limitar a palavras soltas, mas termos compostos, expressões e até mesmo frases podem ser usados. A versão inglês-português foi lançada em agosto de 2010. Obrigada pela dica, Lucia!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...